segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Mundo Estranho: Dica TdF – O Chamado do Cuco

15:56

Fazendo sua estreia no gênero policial, J.K. Rowling usou o pseudônimo Robert Galbraith para lançar O Chamado do Cuco (Ed. Rocco, 448 pgs., R$ 49,50). O livro saiu no Reino Unido em abril deste ano, mas a informação de que Galbraith era um pseudônimo da autora de Harry Potter só veio a público em julho. A versão brasileira chegou às livrarias no começo de novembro.

Neste novo livro, a autora guia seus leitores por uma série de capítulos com toques de Sherlock Holmes, num suspense com pitadas de graça e romance. A história começa com a morte da supermodelo Lula Landry. Negra, adotada por uma problemática família de brancos, diagnosticada com transtorno bipolar e envolvida com alguns amigos no mínimo suspeitos, ela cai da sacada de seu apartamento numa fria noite do rígido inverno inglês. Sua morte é rapidamente considerada suicídio pela polícia, e o caso é acompanhado pela imprensa.

No entanto, três meses depois, o irmão adotivo de Lula, o advogado John Bristow, procura o detetive particular Cormoran Strike, herói de guerra e filho bastardo de um rock star. Apesar de não acreditar na versão de Bristow de que Lula teria sido assassinada, Strike aceita o trabalho.

Ao mesmo tempo, Strike tenta se adaptar ao fim de um relacionamento e à nova intrusa em seu escritório, a secretária Robin, enviada por uma empresa de temporários para prestar serviços por uma semana. Strike, inicialmente, pensa nela como apenas mais um gasto, mas, aos poucos, Robin vai provando seu valor para os leitores e para o detetive.

O livro prende o leitor do início ao fim. Cada nova descoberta de Strike e Robin a respeito da verdade serve para incentivar mais e mais o leitor a não fazer uma pausa que seja em sua leitura. Apesar de parecer um livro extenso, o texto flui tão facilmente que lê-lo é um divertimento. O leitor é estimulado a formular teorias desde o início, montando suas próprias ideias sobre o que realmente aconteceu.

Mostrando que consegue fazer sucesso mesmo sem usar seu nome, Rowling também prova, pela segunda vez (depois do incrível Morte Súbita), que escrever aventuras sobre magia não é só o que ela sabe fazer. O Chamado do Cuco tem um desfecho surpreendente que deixa o leitor se perguntando como ele não pensou naquilo antes.

A Editora Rocco, a pedido dos fãs, se dedicou e fez uma ótima apresentação do livro no Brasil – lançado na já comum edição brochura, ele também está disponível na versão com capa dura e papel pólen (folhas amarelas).

O Chamado do Cuco é o primeiro livro de uma já confirmada série de mistérios que deve ganhar um segundo volume em 2014. Trata-se definitivamente um “must read”, não só para quem já conhece o trabalho da autora, mas também para qualquer um que goste de romances policiais cheios de reviravoltas.

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite sua liberdade, qualquer usuário pode comentar e não precisa se identificar. No entanto, seu comentário estará sujeito à análise, será avaliado por um de nossos membros e em breve ficará disponível.

 

© 2013 Fina Cultura - BLOG. Acesse: Loja Fina Cultura - Blog desenhado por Templateism

Voltar ao topo